Haftará Toledot
noviembre 28, 2022
Haftará Vayetzé (ES)
diciembre 6, 2022
Muestra todo

HAFTARÁ para VAIETSÊ (POR)

Shabat Shalom!

(11 Cheshvan 5783= 03/12/2022) 

HAFTARÁ para VAIETSÊ

A Haftará para Vaietsê encontra-se para os Ashkenazim no livro do profeta Hoshea/Oséias 12:13 – 14:10 + Yoel 2:26-27 e a Parashah encontra-se em Bereshit/Gênesis 28:10 – 32:3

Vaietsê significa ‘e partiu, vai deixar ‘’ 

A Parashá começa relatando o sonho do nosso patriarca Yaacov onde via anjos que subiam e desciam por uma escada. Fala ainda, do encontro dele com o Eterno e que fez uma coluna de Betel. Comenta a chegada de Yaacov ao poço de Harã e o encontro com Rachel. Segue comentando como Labão engana Yaacov, o casamento com Rachel e o nascimento dos seus filhos. Continua com o novo acordo com Labão e a maneira que Yaacov consegue vencê-lo. Relata ainda, o Eterno falando para Yaacov tornar à terra de seus pais, a perseguição de Labão, a aliança entre eles e Jacob em Galed. Termina com a visão de Yaacov enviando mensageiros a Essav. 

Na Haftará começa relatando que Yaacov foge para o campo de Aram, o favor e o pecado de Efraiym, o chamamento ao arrependimento com a promessa de perdão e encerra com o profeta Joel trazendo as bençãos para aqueles que obedecem às Leis do Eterno.

O declínio e a queda de um Reino não acontecem de repente. Antes dele acontecer já foi aceita a corrupção na mente da maioria do povo. Essa corrupção normalmente vem sutilmente mascarada de que é o melhor para a pessoa. Ela é agradável aos olhos, soa bem aos ouvidos, seu aroma é delicioso e o sabor doce como o mel apesar que no ventre é amargo como o fel. Assim aconteceu com nosso povo ao longo de sua trajetória com períodos de obediência ao Eterno e com períodos de infidelidade. Seja buscando outros deuses ou se aliando com povos que não temiam o Eterno. No entanto o Eterno não é homem para que minta ou quebre Seu pacto. Sua fidelidade e compaixão tem nos acompanhados. 

Temos vivido num mundo onde a inversão de valores é o natural. Onde o dinheiro vale mais que a família. Onde muitos pais saem de casa para trabalhar não porque precisam do sustento, e sim porque querem um celular ou uma TV nova e deixam seus filhos para outras pessoas criarem, isso não, quando deixam as crianças em frente aos celulares por horas a fio sem controle. Nos tornamos e tornamos nossos filhos escravos de uma geração consumista. Não foi diferente com Yaacov que teve de trabalhar anos para poder comprar a esposa que amava. A benção do Eterno estava com ele, no entanto, ele, quem sabe, precisava desse tempo para conseguir resolver sua questão com seu irmão Essav. As vezes não entendemos porque passamos por certos sofrimentos, no entanto uma coisa é certa: todos sofrem seja de uma maneira ou outra, dependendo o que faz as emoções das pessoas sentirem dor, no entanto, tudo passa com ajuda do Eterno. 

Na Haftará somos chamados ao arrependimento, porque tudo que há dentro de nós precisa ser mudado. Nossa forma de pensar, de agir, de viver. Como nós viémos do Eterno, nosso ser clama em voltar para Ele. Muitas vezes, as pessoas tentam preencher o vazio dentro de si comprando carro novo, um celular, ou tomando remédios para dormir e outro para ficar bem durante o dia. Isso pode aliviar momentaneamente, mas o que precisamos é voltar para casa. Não estou dizendo que tem que morrer, não. Precisamos conhecer nosso Papai, nosso criador. Ele continua sendo o mesmo, não um Deus de uma época, ou para um povo só. Ele continua sendo o D’us dos Exércitos, aquEle que pode nos ajudar e orientar em nossas lutas. É o D’us que pode trazer a libertação e a cura. Ele ainda é aquEle que é o dono do ouro e da prata e que nos promete dar os tesouros escondidos. Acima de tudo é o nosso Papai que nos ama. As vezes nos perguntamos como Ele pode nos amar se estamos sofrendo tanto, todavia, podemos ver Ele agindo através de uma pessoa que se preocupa conosco, ou num sonho que nos dá durante a noite e traz consolo ou mostra a direção ou simplesmente quando lemos a Torah, colocamos o Talit, somos invadidos com momentos de paz e consolo.

O que nos separa do Eterno, o egoísmo. Acreditamos que as Leis do Eterno ou o que está escrito na Tanhach foi para outra época ou é só para certas pessoas. Usando o egoísmo procuramos caminhos que achamos que é melhor para nós porque não queremos mudar ou porque os outros acham que é o melhor e assim e nos afastamos do Eterno e perdemos a emuná e a alegria de viver. 

O Eterno continua nos dizendo que se voltarmos para Ele, ele curará nossa rebeldia e nos amará e Sua cólera será retirada. Não é humilhação se render ao Eterno e sim grande sabedoria. Ele é a fonte da Vida. Não importa por onde temos andado e quão longe fomos de Sua presença, Ele é grandiosamente bom para nos restaurar. Agora vou falar do que eu vi e não do que pessoas me falaram: Através de rezas que pessoas fizeram ou que fiz vi pessoas foram curadas de doenças e enfermidades como de câncer, gripe, cego enxergar, pessoas paraliticas andarem. Eu mesma quando estive em Israel a primeira vez fui curada da coluna; vi pessoas depressivas não precisarem mais tomar remédios para depressão, pessoas internadas como ‘loucas’ serem libertas e ficarem bem, etc. Bendito seja o Eterno! Lembrando: toda manhã nos rezamos: “Baruch – Bendito seja Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do Universo, que abres a vista aos cegos, que veste os desnudos, que dás liberdade aos prisioneiros, que ergues os abatidos.” Essa reza é real, o Eterno está perto. Ele pode ser encontrado. Ele é D’us de vivos. Hoje mesmo, agora, neste momento, o Eterno nos ouve. Enquanto falo contigo, você pode falar com Ele. Pode dizer o quanto O ama, o que necessitas, que queres reafirmar sua aliança com Ele e assim por diante. Ele é nosso verdadeiro ajudador.

Rebe Natan de Breslav disse: “Onde quer que eu veja imperfeição, vejo falta de reza!” (O Jardim da emuná-pg.260). 

Apontando, nada podemos esconder do Eterno, tudo Ele sabe sobre nós porque nos conhece profundamente. Ele permite que nos afastemos dEle, sem embargo Ele diz: ‘curarei a rebeldia e os amarei’. Onde mais encontraremos tão grandioso amor?

A Lei nos ensina os caminhos a seguir para a filha de Sião e para aqueles que desejarem. O povo se corrompe quando não há profetas, no entanto hoje, todos temos acesso à Tanhach e os profetas não morreram, pois eles continuam vivos através de suas palavras. 

Temos que aprender que quando tudo nos parecer contrário, não devemos olhar para circunstancias que nos rodeiam e sim buscar a emuná/fé crer nas promessas do Eterno. Assim como eterno deu estratégias para Yaacov vencer Labão Ele dá para aqueles que O buscam com todo o coração. Não importa se tens muitos problemas para resolver pois, assim como Yaacov colocou várias pedras para dormir, ela se transformou numa só durante o sono. E, depois disso veio o Eterno fez grandes promessas para ele. Yaacob edificou ali um altar com essa pedra. Muitas vezes através do sofrimento o Eterno usa para se revelar a nós e mudar nossa história.  Em vez de desprezada chama de ‘amada minha’. Esse é o tempo que o Eterno nos dá para nos revestirmos de santidade. 

Devemos estudar a Torá, praticar, rezar. Assim encerro dizendo o que encontramos “Nas Histórias do Rabi pg. 490” 

“O Rabi Moshé ensinava – Está escrito: ‘E sonhou: e eis que uma escada era posta na Terra”. Isso concerne a cada homem. Cada qual deve saber: Sou barro, sou uma das inúmeras partículas, mas, “seu topo toca os céus”, minha alma chega aos céus, “e anjos divino sobem e descem por ela.” Assim, até o ascenso e o descenso dos anjos dependem de minhas ações.”

Vaietsê – vamos deixar para trás o que não podemos mudar e voltemos para o Eterno, siga em frente!

Que neste dia o Eterno traga, libertação, cura e alegrias.

Que haja Paz em Israel!

Que haja Paz no Brasil!

Que haja Paz na Ucrânia!

Que venha a Paz Mundial!

Shabat Shalom!

Anizia Ferreira

www.britbraja.mx/
facebook.com/Britbrajamex/
twitter.com/MxBrit/
instagram.com/britbraja/
pinterest.com.mx/britbraj/

[La imagen puede estar protegida por derechos de autor]