CONFIANZA EN EL DIOS DE ISRAEL, ÚNICO Y VERDADERO
abril 19, 2020
Haftará Tazria ES
abril 28, 2020
Muestra todo

Haftará Tazria POR

“Eles comerão, e ainda sobrará” (2º Reis 4:43b)

A Haftará para Tazria começa mencionando que um homem veio de Baal Shalisha e trouxe para o homem de D’us, dos primeiros frutos: vinte Pães de cevada e espigas ainda frescas de milho em um saco. Elisha pede que ele de para os cem homens que estavam ali comerem. Depois de contestar, o homem entrega os pães e o milho e eles e milagrosamente a comida se multiplica, matando fome de todos e ainda sobrou comida. 

Na seqüência conta à história de um capitão chamado Naaman, do exercito do rei da Assíria que tem lepra- Tsaraat. Uma das servas de sua esposa comenta que existe um profeta da terra de Israel e que ele curaria Naaman. Naaman acredita e vai para Israel e encontra-se com Elisha. Este manda que ele se lave sete vezes no rio Jordão. Depois de uma resistência, Naaman faz o que disse o Profeta e é curado da Tsaraat. Naaman e toda comitiva volta para o homem D’us, fica em pé diante dele e diz: “Agora eu sei que não há Deus em toda Terra, mas somente em Israel.” Naaman oferece presentes a Elisha, mas ele não aceita. Naaman promete não oferecer mais sacrifícios a outros deuses e comenta que terá que ir à casa de ‘Rimon’ para lá adorar. Elisha diz a ele que vá em paz. E Naaman partiu.

                                                           A Haftará começa dizendo: e um homem veio. Isso acontece na cidade de Gilgal que se localiza no vale do Jordão e era um local de plantações férteis. No entanto, o povo de Deus se desviou do Eterno adorando a Baal (deus pagão conhecido como deus da fertilidade).  O profeta Eliyahu fala para Acabe e Jesabel que haveria uma grande seca. Esta seca se estendeu até ao período do profeta Elisha atingindo a escola profética da época.

O profeta Elisha aprendeu a ser profeta e recebeu o manto profético de Eliyahu. O período que estavam era a época da entrega das ofertas das primeiras colheitas, Festa de Shavuot que teremos daqui 34 dias. O interessante que essas ofertas deveriam ser entregues no Templo, no entanto, o homem vem e entrega para o homem de Deus. Segundo alguns estudiosos o homem fez isso por causa da corrupção que havia no Templo. O que você pensa disso: se há corrupção podemos mudar as Leis do Eterno? Essa oferta era para alimentar os sacerdotes e os levitas.  Verificamos que Elisha com sabedoria, não come dessa oferta e pede que sejam distribuídos aos cem homens que estavam famintos. Não só isso, quando da incredulidade do homem que achava que a comida era pouca menciona a palavra do Eterno que diz: eles comerão e sobrará. Como dizem alguns sábios, no momento da crise é a oportunidade de vermos o poder do Eterno. Muitas vezes nós olhamos tanto para nosso próprio umbigo que pensamos que o Eterno é limitado e nos esquecemos de que temos o sopro do Eterno dentro de nós. Esquecemos que está escrito em 2º Crônicas 20.20:

E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Eterno vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.”

 Devemos crer no Eterno e teremos segurança; crer nos seus profetas e prosperaremos. Mas, onde estão hoje os profetas? Onde estão os discípulos da escola profética daquela época? Onde estão os milagres diante de tanta fome, miséria, medos, doenças como, por exemplo, o Covid-19 que existe hoje? Pães e milho se multiplicaram, Naaman foi curado. Afinal, acontece milagre nos dias de hoje da mesma forma que aconteceu na época de Eliyahu? Analise  um pouco, o que você pensa? Hoje não existe escola profética, no entanto temos a Tanach! Temos a  Torah, a Mishná, a Guemará e a Emuná. Assim sendo  temos milagres todos os dias apesar das adversidades, como diz Tehilim 24: 2-4 “Se não fora o Eterno, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós,3 Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós.4 Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma;”

                                                                       O Eterno continua o mesmo. O mesmo D’us de Eliyahu  e Elisha é o nosso D’us! Pense nisso: o poder é do homem ou do Eterno? Se é do Eterno podemos nos aquietar e confiar. Ele sempre esteve conosco e não há problemas que ele não possa  ajudar-nos a resolver. Não importa a escuridão, Ele tudo vê. Nada pode impedí-lo! Sempre é tempo de milagres. Isso me fez lembrar  duas situações que passei num periodo que o Eterno estava começando a me ensinar sobre tsedacá e o poder dEle.

“Há uns trinta  e poucos anos atrás, veio na minha casa uma senhora pedindo ajuda para uma parente do interior que tinha perdido a casa num incendio. Na verdade na época, confesso que não sei porque não acreditei muito naquela história, mas dei algumas coisas para a mulher levar para sua parente. Antes de sair ela disse que quando fosse época de colheita traria algumas coisas para mim. Disse que não precisava e ela foi embora. Passado um bom tempo depois, no final da tarde, veio uma senhora na minha casa dizendo que era a mulher que tinha perdido a casa e que veio agradecer e trouxe algumas coisa do ‘sitio’ dela. Na hora eu fiquei envergonhada por não ter acreditado naquela história, e não queria aceitar o presente. Por causa da muita insistência dela acabei aceitando. Logo depois que ela saiu, veio uns mendigos pedir alguma coisa para comer. Como no outro dia eu iria ao supermercado para fazer compras, tinha pouca coisa em casa, então resolvi dar parte das coisas que tinha recebido da mulher da casa que havia sido queimada. Mas, como ela trouxe dois tipos de feijões em pacotes de 2 kg e eram feijões novinhos. Resolvi ficar com a metade de cada tipo para mim. Entreguei o restante para os mendigos. Nisso chegou meu marido do trabalho. Fechamos a porta, e ninguém mais saiu ou entrou na casa. No outro dia, ao levantar, resolvi pegar o feijão e deixar de molho na água  tendo em vista que poderia demorar no mercado e queria fazê-lo para o almoço. Qual do meu espanto quando fui pegar o feijão, os dois pacotes estavam cheios até a boca, como se eu não tivesse tirado nada. Até meu marido ficou espantado, porque tinha lhe contado a história e ele viu somente a metade dos feijões nos pacotes. Eles se multiplicaram e eu aprendi que o poder do Eterno é ilimitado e que tenho que ajudar as pessoas sem julgamentos.”

“Uma certa manhã de Shabat, levantei, arrumei o café para meu marido na copa que era conjugada com a sala de TV para que eu pudesse escutar o estudo na TV. Havia comprado aqueles pães pequenos, redondos que eram divididos em dois gomos. Arrumei-os num prato um em cima do outro formando um cone. Sentei na sala da Tv para ver o programa, coloquei um pouco alto o som para que meu marido pudese ouvir. Acontece que ele demorou um pouco  para vir e quando veio, percebi que o andar dele estava pesado – o assoalho era de madeira. Então, pensando no Shalom Bait  falei com o Eterno: eu quero muito ouvir esse estudo, no entanto se ele vier e desligar a TV, não vou ligar de novo. Nisso ele veio como quem vem para desligar, no entanto ele foi até a TV e fez de conta que estava arrumando a imagem da TV e foi e foi tomar café sentando-se de frente para a TV. A pessoa que estava ensinando estava falando sobre multiplicação de pães. Meu marido ficou ali e  viu todo o programa e quando se despediu com um beijo totalmente feliz. Um tempo depois um casal de amigos veio nos visitar e conversa vai, conversa vem, meu marido comentou sobre aquele dia. Disse que não sabe porque levantou nervoso e quando viu eu assistindo a TV teve vontade de desligar, mas não conseguiu. Começou tomar café e comeu o pão que estava em cima do cone. Nisso a pessoa que estava ensinando falou que o Eterno pode multiplicar pães. Ele comentou que no seu coração disse que isso não era para os tempos de hoje e resolveu comer mais um pão. Quando ele olha para o prato de pães, ele estava completo. Havia farelos do pão que ele comeu e a faca estava suja, no entanto não faltava nenhum pão. Depois disso ele nunca mais duvidou do que está escrito na Tanach. Eu aprendi que quando decidi pelo Shalom Bait, o  Eterno providenciou o restante. Aprendi que o Eterno faz milagres no nosso cotidiano. Agora mesmo, pode estar fazendo  milagres na tua vida. As vezes basta entregar a comida que tem, a outros, tomar sete banhos no rio Jordão, ou simplesmente falar com o Eterno. O Eterno sempre está disposto a nos perdoar, socorrer, ensinar. Ele não mudou, não importa a doença, o Coronavirus, rescesso, a fome, a falta de dinheiro porque sempre haverá um bocadinho de azeite como o da viuva para suprir as necessidades. O Eterno não precisa de esforço nenhum para mudar a nossa vida. Basta Ele desejar. E Está escrito em Jeremias 29:11-12 “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, dis o Eterno; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a rezar a mim, e eu vos atenderei”  O Eterno, nunca planejou o mal para nós. Nossas escolhas fizeram isso. Temos que parar de resistir a D’us de lutarmos contra os Seus ensinos. Porque aquilo que parece não ter saida, parece ser nossa morte, o Eterno está presente. Estamos aliançados com Ele, assim sendo, somos o Milagre dEle, estamos aqui!

Como vemos os milagres continuam acontecendo, a cada manhã, em cada situação de nossas vidas. Somente o que precisamos é acreditar na Palavra do Eterno, agir, confiar e ir em frente. E se  não acontecer no momento que desejamos algo que queremos, o profeta Habacuque 3:17-18 nos lembra: “Porque ainda que a figueira não floreça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Eterno exultarei no Deus da minha salvação.” No momento certo o Eterno agirá. Deus que nos deu a vida e Ele é  Poderoso e agindo Ele quem impedirá? Um das coisas que nos impede recebermos algo que precisamos do Eterno, é que nós temos muitas vezes  colocado nossa esperança em homens, no ‘cara que resolve’, nas nossas proprias forças e assim nos decepcionamos. Precisamos fazer teshuvá e confiarmos no Eterno.

Ocasionalmente achamos que para acontecer  algo para melhor na nossa vida  precisamos sentir Deus na nossa vida. Dependemos dos nossos sentimentos, no entanto não precisamos sentir, precisamos apenas crer e fazermos nossa parte. Tem gente que precisa ver para crer no poder do Eterno, no entanto, a lepra  da cegueira espiritual pode ter comido os olhos, endurecido o coração, contudo, o Eterno pode dar olhos novos e curar da lepra, independente dos sentimentos. Como o Eterno diz, é Ele que cuida de nós e nos sustenta e as muitas águas não nos submergirão, porque até aqui o Eterno tem nos sustentado.  O Deus que sustentou cem homens com 20 pães de cevada e algumas espigas de milho e  curou e se revelou a Naaman, continua sendo o mesmo e é o nosso D’us!  Como o Zohar diz “ D’us quis ser conhecido pelos Seus atributos”. Um desses atributos é Chéssed-Misericórdia que   manifeta Malchut, o Seu Reino para nós. Hoje temos a opção aceitarmos a Misericórdia dEle. Ele quer nos colocar acima das circunstância, do racional e nos  ajudar a crer.  Hoje, neste momento está acontecendo milagres e maravilhas no mundo inteiro, no transporte, na medicina, nas lavouras, nos transportes áereos, maritimos, na ciência, etc. Devemos lembrar que o Eterno nunca nos abandonou, sempre nos deu sabedoria e inteligencia para avançarmos cada vez mais. É Ele que nos dá tudo.  Está é minha reza neste momento: ‘seja quebrada toda a estrutura de raciocínio que é contra a Palavra do Eterno. Que o Eterno na Sua bondade, nos dê  inteligência e sabedoria para que  O conheçamos e que venha o espirito de Eliyahu, que converte o coração de pais aos filhos e filhos aos pais,  que haja provisão e cura completa para todos, que venham os milagres!’ Shabat Shalom de Pato Branco-PR/BR!

Anizia M. Ferreira
1 Iyar 5780
25 abril 2020

www.britbraja.mx
facebook.com/Britbrajamex/
twitter.com/MxBrit/
instagram.com/britbraja/
pinterest.com.mx/britbraj/

[La imagen puede estar protegida por derechos de autor]